fbpx

Blog

A HISTÓRIA DA PORCELANA CHINESA E SUA INFLUÊNCIA NA DECORAÇÃO

5 minutos para ler

Em 2014, uma pequena tigela de porcelana bateu um recorde ao ser leiloada em Hong Kong por 36 milhões de dólares. Em 2017, um novo recorde com uma peça arrematada por 37 milhões de dólares. A porcelana possui uma rica história cercada de curiosidades e mistérios, alcançou o status de arte cobiçada em todo o mundo, e é presença marcante na moda e decoração há séculos .

O SURGIMENTO DA PORCELANA

A porcelana surgiu na China há mais de 1.700 anos, porém foi na dinastia Tang (618 – 907) que ganhou notoriedade. Ninguém sabe ao certo como ela surgiu, mas acredita-se que foi um forno que ultrapassou a temperatura habitual para confecção da cerâmica e acabou dando origem às primeiras peças em porcelana.

A tecnologia foi aperfeiçoada durante a Dinastia Yuan (1279-1368), quando os mestres ceramistas chineses descobriram o óxido de cobalto com os persas. Aplicado na porcelana branca e em seguida cozido a 1200ºC, o cobalto resultava em um lindo tom de azul, que ficava mais forte ou mais fraco de acordo com as pinceladas. O azul era uma das cores favoritas dos persas por simbolizar a água – “o tesouro do deserto”.  Estava criada a porcelana decorativa azul e branca, um clássico do decor que conquistaria o mundo!

Pintura de porcelana feita manualmente

A PORCELANA CONQUISTA O OCIDENTE

“A porcelana azul e branca se tornou global bem antes de o conceito moderno de globalização ter sido inventado”

comenta Laurent de Verneuil, curador da exposição francesa My Blue China – La Mondialization em Bleu et Blanc.

Segundo os registros históricos, já no século 9 a seda e a porcelana chinesas eram objetos de desejo dos reis e da nobreza da Europa e Oriente Médio. Em uma época de comércio intenso, a porcelana seguia para a Europa pela rota da seda e era paga em ouro.

Segundo os registros históricos, já no século 9 a seda e a porcelana chinesas eram objetos de desejo dos reis e da nobreza da Europa e Oriente Médio. Em uma época de comércio intenso, a porcelana seguia para a Europa pela rota da seda e era paga em ouro.

Quando os portugueses começaram a negociar com a China no início do século 16, a porcelana se tornou um dos principais bens de luxo que levavam em seus navios, e durante os próximos dois séculos a tecnologia de fabricação continuou sendo uma exclusividade da China.

Mercadores europeus eram considerados um grupo de prestígio na China, e entre eles destacou-se o famoso explorador italiano Marco Polo (1254-1324 DC), que levou aos países pelos quais passou a porcelana chinesa produzida na vila de Jingdezhen, conhecida como a “capital da porcelana da China”.

Mas, ao mesmo tempo em que importavam a porcelana da China, muitos países europeus iniciaram sua imitação. Os chineses a chamavam yao, mas o nome que conhecemos na maioria das línguas ocidentais vem do italiano porcellana (um molusco de concha branca e brilhante), nome adotado pelo viajante Marco Polo para descrever o material que conheceu na China. Na tentativa de imitá-la, os italianos descobriram uma outra fórmula a base de argila e vidro, que se diferenciava do material chinês por sua consistência mais mole. Só em 1.707 químicos alemães conseguiram desvendar a fórmula da verdadeira porcelana chinesa! Até hoje, a porcelana produzida em Jingdezhen é considerada uma das melhores do mundo, e dada como presente a presidentes e imperadores estrangeiros em viagens oficiais do governo chinês.

A PORCELANA NA DECORAÇÃO

Devido a seu caráter sofisticado, clássico e atemporal, a porcelana passou a ser bastante explorada em projetos de design e decoração de interiores. A invenção chinesa conquistou adeptos em todo o mundo, convertendo-se em objeto de desejo e uma alternativa infalível para compor projetos de decoração com charme e elegância.

Como são peças consideradas atemporais, você pode utilizá-las em ambientes de diferentes estilos – mesmo em ambientes com decoração moderna e descontraída a porcelana também é muito bem aceita.

Uma boa dica é investir em vasos decorativos ou em cachepots de porcelana. Tanto as peças com cores lisas como as ricas em detalhes e pintura artesanal agregam muita sofisticação e personalidade ao seu ambiente. Para dar mais vida e valorizar ainda mais seu ambiente, combine as peças com plantas, folhagens e flores. Que tal conhecer algumas peças em porcelana azul e branca e se inspirar com alguns projetos?

Postiches em porcelana Azul e Branca em projeto do genial e inconfundível Sig Bergamin.

Porcelanas lindíssimas viajam o oceanos até você, acesse nosso site: ORI Home Decor e compre já a sua! E para ficar por dentro das nossas novidades estamos no Instagram, Pinterest, YouTube e Facebook!

Precisa de ajuda?
%d bloggers like this: